Localizado na cidade de Porto Alegre, mais precisamente no morro da Azenha, conhecido pelas batalhas da Guerra dos Farrapos, o Cemitério da Irmandade do Arcanjo São Miguel e Almas foi o primeiro cemitério vertical da América Latina, criado em 1909, que reúne centenas de obras de arte produzidas entre 1820 e 1940, criadas por artistas europeus e locais, que podem ser observadas nos túmulos existentes.
Um dos melhores exemplos de arte funerária de Porto Alegre se encontra neste cemitério, onde anjos abrem o túmulo de Cristo diante de um romano espantado.
Sobre sua estrutura e serviços, o Cemitério Irmandade do Arcanjo São Miguel e Almas funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, porém, o horário para visitação das galerias é limitado.
Conta ainda com espaço para alimentação com lanches rápidos, serviços de segurança e monitoramento por câmeras em todo ambiente, igreja para missas de corpo presente, diversas capelas e um sistema de tecnologia que permite a visualização da cerimônia via internet.
Também, nos domingos às 9h acontece uma missa no local, além de toda a primeira sexta-feira do mês às 16h30.