O Cemitério da Penha é um dos mais antigos da Cidade de São Paulo, tendo sua fundação em 10 de abril de 1896, contando já com 125 anos de muitas histórias. Foi construído para atender inicialmente a população dos bairros da Penha e adjacências, Pari, Mooca e Região. Calcula-se que foram sepultadas em todo esse tempo, o total de 200 mil pessoas.
No seu início, contava na sua maioria, com túmulos de chão, mas, com o passar do tempo, a maioria de seus túmulos são Mausoléus e Túmulos Familiares, com gavetas para várias urnas, sendo difícil de se achar unidades disponíveis. É considerado juntamente com os Cemitérios do Araçá, São Paulo, Consolação e Quarta Parada como um dos mais caros da capital.
Mantido pela Prefeitura de São Paulo, é um dos mais tradicionais e possui jazigos monumentais e várias obras de artes esculpidas em seus túmulos, na época encomendadas pelos barões de café, juristas, industriais, comerciantes prósperos e políticos que queriam sepultar seus familiares em túmulos de granito, bronze e obras de arte.